quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Arte e Leitura chegam às escolas municipais

Com muita criatividade, a Semed de Vilhena proporciona um mundo de fantasia durante o aprendizado dos alunos.

Magia! Encanto! Olhos vidrados. Ouvidos atentos na caixinha mágica de onde saem bonecos falantes, a Emília tagarela, o mímico, a nega maluca dentre outros, para encantar e ajudar no aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino. Assim, encantadas, ficam as crianças das turmas de Creche III, 03 anos, das escolas onde o projeto “Arte e Leitura em Movimento” está passando.
O projeto surgiu através de uma visita do Secretário Adjunto, Edmar dos Santos Pereira, à editora Positivo na cidade de Curitiba. Segundo ele, houve um estudo sobre o tema: “Sala de aula é lugar de brincar?”. Desse estudo resultou o sonho de fazer algo que pudesse unir a magia e o encanto ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas.  Assim, surge a ideia do projeto “Arte e leitura em movimento”, que consiste num micro-ônibus equipado com sonorização, fantoches, livros e camarim. “Aprender através do lúdico, com teatro, música, fantoches é mais gostoso. A criança aprende com mais facilidade porque a fantasia ainda faz parte do seu mundo”, afirma Eliane Denise Silvano, Gerente Pedagógica de Educação Infantil.
Ainda de acordo com Edmar, o Prefeito, José Rover, autorizou fazer o que fosse necessário ressaltando que investir em crianças sempre foi e sempre será sucesso garantido. “Incentivar a leitura das crianças é nossa obrigação. Proporcionar que essa leitura seja prazerosa é nossa meta”, destaca Rover.
José Arrigo, Secretário Municipal de Educação, um dos defensores que a criança precisa frequentar a escola desde cedo para estimular, principalmente, o convívio social, afirma que o projeto visa incentivar às crianças o hábito da leitura, despertar a curiosidade. “O projeto tem como objetivo proporcionar, por meio da leitura e da arte, o desenvolvimento da imaginação, promovendo emoções e sentimentos que podem ser vivenciados de maneira prazerosa”, destaca.
Neste início de desenvolvimento do projeto, a Semed está levando às escolas de Educação Infantil fantoches que ensinam às crianças valores. “Agora é muito importante que os pequenos aprendam a conviver em grupo, usando palavrinhas como: por favor, obrigado, com licença. Com fantoches e músicas fixa mais facilmente”, afirma Patrícia Schtveitzr, professora que está fazendo as apresentações.
Em breve o projeto terá mais novidades que já estão sendo preparadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário