segunda-feira, 13 de junho de 2011

Trânsito, uma questão de consciência

A Escola Municipal Tenente Melo, localizada no Distrito de São Lourenço, realizou durante quinze dias um projeto de conscientização para um trânsito seguro.

 
A professora Aline de Cássia Bortoluzzi organizou uma sequência de palestras onde foram abordadas normas para ciclistas, passageiros de carro e de ônibus, placas de sinalização tudo voltado para a realidade das crianças e adolescentes da escola. 
Alunos que participaram do concurso de cartazes

O evento envolveu todas as turmas. Os alunos tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio se fizeram presentes nas palestras, fizeram questionamentos e ainda participaram do concurso de cartazes, apresentaram paródias e poemas de conscientização. Uma aluna, ainda, leu uma carta contando um pouco sobre sua vida e da dor de perder uma amiga num acidente de trânsito devido a mistura de álcool e direção.

A diretora da Escola, Elizete Ewald, disse que os alunos se empenham em fazer os trabalhos repassados pelos professores. Disse ainda que não por estarem na zona rural do município que o conteúdo é diferente. O que é ensinado na cidade é também ensinado na zona rural.
  
Os professores de outras disciplinas, principalmente Língua Portuguesa, desenvolveram trabalhos, cada um dentro da sua área específica, sobre o trânsito. Os alunos fizeram em sala cartazes e de cada sala foi escolhido o melhor. Para escolher os melhores, foi dividido em três categorias, sendo: de 1º ao 5º ano, de 6º ao 9 º ano e Ensino Médio. Essa divisão aconteceu devido a idade e assimilação de cada etapa do ensino.

No encerramento os três melhores cartazes de cada categoria receberam medalhas e um presente, simbólico, pela dedicação em fazer o cartaz, aprender e falar da paz desejada no trânsito. Orlando Kester, Supervisor das escolas rurais, conversou com os alunos dizendo que sentia-se agraciado por estar presente numa escola tanto os professores quanto alunos estão preocupados em ensinar e aprender cidadania. Segundo Kester, o trânsito seguro é realmente uma questão de consciência e quanto mais cedo as crianças aprenderem, motoristas mais conscientes serão. Ele aproveitou ainda para parabenizar toda a equipe da escola que não mede esforços no ensino das crianças e adolescentes da zona rural.
Realmente a equipe está de parabéns, pois o dia de cada um começa antes da 5 horas da madrugada. A condução que os leva até a escola parte daqui às 6 horas e retorna às 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário