segunda-feira, 27 de junho de 2011

Crianças da Escola Cristo Rei confeccionam livros


Alguns dos livros já produzidos
Criatividade e dedicação. São estas as palavras que motivam os trabalhos das professoras Eva Claci e Sidnéia Ferreira, da Escola Municipal Cristo Rei.
Lecionando para turmas de 2º ano, as professoras perceberam a dificuldade de aprendizado das crianças, em sua maioria, com 07 anos. Compartilhando da mesma incidência, resolveram montar um projeto para ser desenvolvido dentro da sala de aula e com a participação de todos. Assim, nasceu o projeto que elas denominam “Noite de Autógrafos”.
O projeto consiste na confecção de livros pelos próprios alunos, sobre os temas trabalhados em sala de aula. “É uma forma diferente de ensinar. E os alunos se sentem mais motivados e neste pouco tempo, eles já têm uma melhor assimilação dos conteúdos trabalhados”, afirmou Eva.

A ideia inicial das professoras seria confeccionar 20 livros, mas até agora 13 já foram produzidos. Elas calculam que passará da quantidade estimada. As crianças se divertem escrevendo as estórias. Segundo as professoras, os pequenos fazem perguntas e adoram mostrar as suas criações. A leitura e escrita das crianças são estimuladas quando questionadas como escrever as palavras, qual o barulho dos bichinhos, qual a cor, entre outros detalhes necessários ao aprendizado.
As produções são de temas variados. Dentre eles, já foi confeccionado um livrinho em homenagem ao dia das mães, outro sobre os cuidados que se deve ter para evitar o mosquito da dengue e outro ainda, sobre o piolho.
Com palavras simples, de fácil compreensão e escrita, as crianças vão linha por linha, página por página escrevendo seus primeiros livros que serão apresentados em novembro para as famílias e comunidade escolar numa noite de autógrafos. Apesar dos textos serem iguais, há uma diversidade de cores, de formas de colar. Há uma singularidade em cada livro. Há o toque da criança em cada ínfimo detalhe.

“O nosso trabalho é fazer com que eles aprendam a ler, a escrever, a desenvolver o intelecto. E através deste trabalho percebemos que eles melhoraram muito. Eles se dedicam, gostam de fazer os livros. As capas dos livros, nós fazemos, mas o que está escrito foram os próprios alunos quem escreveram”, destaca a professora Eva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário