segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ensinando com criatividade

Na última sexta-feira, 17, a Escola de Ensino Fundamental Vilma Vieira realizou a apresentação dos livros produzidos pelos alunos de 6º ao 9º ano através do projeto “Grandes ideias pequenos escritores”.

O projeto teve início no primeiro bimestre do ano letivo, quando as professoras de Língua Portuguesa e Técnica de Redação Edna Maria Will e Jane Graziella perceberam a dificuldade de leitura e escrita dos adolescentes. As professoras se uniram para então desenvolver um projeto que estimulasse à participação, a interação, a criação dos alunos através dos livros e de forma lúdica. Assim, nasceu o projeto “Grandes ideias pequenos escritores”.
Para iniciar, as professoras, cada uma em suas respectivas turmas, apresentaram aos alunos o projeto e os dividiram em grupos. Trabalharam várias literaturas dentro da sala de aula. “No início, eles pensavam que era apenas mais um trabalho comum que eles fariam e nos entregariam para ter a nota. Conforme o andamento do projeto, eles perceberam que era algo mais”, diz a professora Graziella. Foram usados muitos livros pelas educadoras para que os alunos tivessem a ideia de como é a elaboração de um livro.

Segundo a professora Edna, os alunos primeiramente entregaram um esboço em papel sulfite, aonde foram discutidos alguns pontos para depois iniciar a construção final do livro. “O projeto não é só de leitura. É o desenvolvimento de habilidades que os próprios alunos não sabiam que poderiam ter”, afirma Edna.

Assim, os alunos de 1º ano, da própria escola, foram os primeiros a apreciar e conhecer a produção. Cada autor leu para um grupo a sua estória. Algumas tendo como apoio outras estórias já conhecidas, como é o caso do livro “A Borboleta e a Formiga” que fora baseada na história "A Cigarra e a Formiga”. A aluna Mayra Cristina, 14, estudante do 9º ano, disse que ao participar desse projeto, ela começou a ler mais. “Primeiro foi por obrigação, agora tomei gosto pela leitura”, afirma Mayra.

A equipe pedagógica da Semed esteve presente. O Secretário Adjunto Edmar dos Santos Pereira disse que um projeto como este além de escrever ou desenhar desperta no aluno a responsabilidade. Toda a escola se envolveu neste projeto, direção, supervisão, orientação e até a equipe de apoio. A professora Graziella disse que o melhor foi que a concentração dos alunos em sala de aula melhorou e elevou a autoestima dos mesmos.

O aluno Fábio de Oliveira, 12, estudante do 6º ano, disse que ele e seus colegas tiveram várias ideias, mas ao final sobreviveu a estória “A Maçã e a Dona Laranja”. Segundo Fábio, toda a criação é fruto da imaginação dos garotos.

Os livros são de temas diversos, ficarão na biblioteca da escola e poderão ser vistos e lidos por todos que queiram conhecer a criatividade e desenvoltura dos alunos de 6º ao 9º ano.

Um comentário: