sábado, 16 de abril de 2011

Na véspera do “dia da voz”, fonoaudiólogo dá palestras para educadores

Hoje, dia 16 de abril, é o “Dia Mundial da Voz”. Para lembrar desse dia e da importância da voz como elemento de interação social e da evolução, o fonoaudiólogo Marco Moraes Rosas, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), palestrou para professores da Rede Municipal de Educação.
Segundo Irondina Zoche, Gerente Pedagógica da Semed, a voz é o principal instrumento de trabalho do professor, por isso é preciso instruí-los quanto ao uso adequando desse recurso. As palestras foram ministradas na Escola Marcos Donadon e na sala de reuniões pedagógicas da Semed.
Dentre outros pontos, Marco Moraes falou dos mecanismos vocais, alterações da voz, disfonia funcional e orgânica e, principalmente, as formas de evitar esses problemas. Segundo Marco, é importante alguns cuidados básicos com a alimentação, respiração durante a fala, lubrificação das cordas vocais (com água e não com café).
Para finalizar o fonoaudiólogo passou aos professores algumas regras para aquecimento vocal: Possibilitar a adequada coaptação da mucosa; dar maior intensidade e projeção à voz; proporcionar uma melhor articulação dos sons; reunir melhores condições gerais de produção vocal e a importância de quebrar padrões de tensão corporal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário