quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alunos de escola rural fazem mutirão de combate à dengue

Alunos se preparam para o mutirão
Os alunos da Escola Tenente Melo, situada na vila de São Lourenço, a 57 km de Vilhena fizeram um mutirão para conscientizar a população da vila sobre a importância de se combater o mosquito Aeds Egipte, transmissor da dengue. A data escolhida para o mutirão foi quinta-feira, 14/04, chamada de “Dia D” contra a dengue. 
Sob a orientação dos professores Elizabeth Kipert e Edwilson Nunes, os alunos confeccionaram máscaras e panfletos explicativos, ilustrados com desenhos feitos por eles mesmos, tudo dentro da temática proposta. Depois da confecção do material, alunos e professores fizeram um arrastão na vila em busca de focos do mosquito e de orientar os moradores sobre a prevenção.
Professor Edvilson com a galera
Professora Elizabeth dá uma mãozinha
Embora a atividade tenha sido orientada por Elizabeth e Edwilson, todos os professores participaram, se valendo do tema como gancho para repassarem conhecimentos sobre suas matérias. Na disciplina de língua portuguesa o tema foi utilizado para a elaboração de textos, leitura e interpretação; em educação artística a expressão oral e corporal; em ciências os transmissores, insetos, doenças e outros pontos sugeridos pela tema; em matemática os alunos farão levantamentos estatísticos sobre a dengue, com aplicação de formulários em enquetes com a população. Enfim, todos os professores encontraram assunto para debater em suas aulas sobre a dengue.
Na busca do Aeds
Orientação aos moradores
A escola Tente Melo tem cerca de 100 alunos, moradores na vila e nas propriedades rurais no entorno, um raio de 15 km. Eles vêm até a escola através do transporte escolar mantido pela prefeitura. Para atender aos alunos com transporte, está sendo disponibilizado um microônibus e três caminhonetes. Toda a estrutura da Tenente Melo é mantida pela prefeitura, porém 05 dos 13 professores são do Estado, porque na escola funciona uma extensão da escola Machado de Assis, responsável pelas turmas do ensino médio. 

3 comentários:

  1. Puxa... com direito a reportagem e tudo!! lindo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos professores!!!! eles trabalham por amor a profissão e não só pelo dinheiro!!! fazer este trajeto todos os dias, eita povo empenhado!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! obrigada por sua visita...e por essa linda reportagem... é gratificante receber o reconhecimento de um jornalista tão competente e um ser humano tão especial! Essa é a educação em que acreditamos... e que ajudamos a construir em nosso munícipio e País: uma educação ideal!!! Que acredita nos sonhos e constrói realidades!! Volte sempre!!! Profª Ms. Elizabeth Kipert

    ResponderExcluir