A Prefeitura de Vilhena iniciou nesta segunda, 25, o VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, com o objetivo de divulgar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva aos gestores dos municípios de abrangência e do município-polo de Vilhena, para que sejam multiplicadores em suas escolas e municípios.
Voltado exclusivamente para pessoas que já trabalham em salas de recursos, professores, orientadores, supervisores, diretores, o Seminário busca divulgar e discutir a acessibilidade para as pessoas com deficiência. De acordo com o Secretário de Educação, José Carlos Arrigo, a Educação Inclusiva é um termo que está em evidência, é uma realidade. “O prefeito Rover sempre diz que sem educação não vamos a lugar nenhum, por isso, nossa meta é trabalhar para que realmente tenhamos uma escola para todos”, enfatizou Arrigo.
O Representante de Ensino da Seduc destacou a importância de oferecer seminários como este, afirmando que servem de alicerce para melhorar o desempenho individual e da educação como um todo.
O prefeito, José Luiz Rover, sabe da importância da formação continuada para profissionais da educação. “Realizar a inclusão é o município trabalhar para conseguir ofertar a EJA, por exemplo, na Zona Rural e receber um senhor de 80 anos querendo ser alfabetizado, isso é gratificante”, afirmou o prefeito.
A gerente de Educação Especial, Maria Sueli Martins, disse que é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos. Disse ainda, que temos de pensar numa educação de qualidade para todos e deseja que as 152 pessoas participantes, sejam multiplicadores.
A Prefeitura de Vilhena, através da SEMED, ainda homenageou quatro pessoas. Quatro mulheres que lutaram pela Educação Especial e Inclusiva. Foram elas: Maria Austrogesila (APAE), Celdi Marcolino (Escola Estadual Marechal Rondon), Jussara Pelizza (Escola Municipal Ensina-me a Viver) e Maria Janete (mãe).
O Seminário está sendo realizado no Centro de Formação Maximiliano Kolb, de 25 a 29 de abril. Hoje a palestrante é Ingrid Rocha (CE). Dentre os palestantres teremos Elizabeth de Sá (MG) que vive a inclusão. Ela é deficiente visual e ministrará nesta terça feira. Haverá ainda, Mirlene Damásio (MG), Bárbara Del Preto (SP), Jean Poulin (CE), Eliene Vieira (RN), encerrando com Rita Figueiredo (CE).