terça-feira, 24 de julho de 2012

Educadores são beneficiados com formação de educação inclusiva


Três escolas municipais recebem a segunda fase do projeto que visa promover a inclusão de todos.

Durante esta semana, educadores de três escolas da Rede Municipal de Ensino realizam a segunda fase do projeto “A Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva”, com a Professora Doutoranda Rosângela Machado, de Florianópolis.

O projeto tem por finalidade auxiliar as escolas, através de reflexões que ajudam a promover a inclusão de todos os alunos, com a participação de todos os professores, melhorando assim, o processo de ensino e aprendizagem. O mesmo é dividido em duas fases, sendo que a primeira foi realizada em fevereiro, nas escolas Antônio, Dalila e Marcos Donadon. A segunda fase para estas escolas teve início nesta segunda-feira, 23, e vai até a quarta-feira, 25.

Este programa iniciou em 2011 após a Semed perceber algumas particularidades nas escolas que só poderiam ser melhoradas internamente. “Às vezes é preciso desconstruir antigos conhecimentos para construir novos. Assim, procuramos oferecer suporte, dar auxílio para que as nossas escolas tenham autonomia para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem trabalhado dentro de sala”, afirma Irondina Zoche, Secretária Adjunta.

As escolas Angelo Mariano, Ivete Brustolin, Hermógenes R. Nogueira e Cristo Rei já foram contempladas com as duas fases da formação que coloca os próprios profissionais para pensarem as dificuldades, mostrando-lhes alternativas de melhorias para oferecer uma educação de qualidade aos alunos, segundo Edmar dos Santos Pereira, Secretário Semed.

Segundo Maria Sueli da Silva Martins, Gerente de Educação Especial/Semed, a professora Rosângela faz um trabalho de análise durante a primeira fase do projeto e deixa atividades que os educadores precisam resolver para realmente entender o que pode ser melhorado dentro e fora da sala de aula.

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