Projeto resulta em publicação de 4 livros e professoras ainda concorrem a prêmio.
“Eu faria tudo novamente”, disse Rosivane Buchelt, diretora da Escola Municipal Cristo Rei ao término da noite de autógrafos dos alunos dos 2º anos A e D, onde as professoras Sidneia da Silva Peres Ferreira e Eva Claci Ludwig, respectivamente, desenvolveram o projeto “Autores Mirins Numa Viagem Inesquecível Pelo Mundo da Leitura”.
O projeto foi iniciado no primeiro bimestre do ano letivo/2011 quando as educadoras se depararam com a dificuldade de aprendizagem de seus alunos. O projeto consiste em estimular a leitura e escrita, além de trabalhar de forma interdisciplinar, por meio da confecção de livros. Segundo a professora Eva, a ideia inicial era produzir cerca de 20 livros, mas ao final do projeto foram confeccionados 28. “Nós trabalhamos com as crianças além das disciplinas de língua portuguesa, matemática, conceitos como respeito, amizade, preservação do meio ambiente, dentre outras coisas”, disse.
O projeto foi agraciado com a parceria da Eletrobrás / Rondônia. Ao ter conhecimento do projeto, Rita de Cássia Lopes Mendes, Líder do processo de sustentabilidade da Eletrobrás, procurou a escola e solicitou informações sobre o projeto oferecendo patrocínio. “Quando vi na televisão, durante jornal da Rede Amazônica, fiquei encantada com tamanho zelo e dedicação das professoras. Pensei. Esse é um projeto que devemos investir porque vai dar certo”, frisa Rita.
Durante todo o ano letivo, as professoras foram desenvolvendo as atividades. Dentre elas, a participação da Eletrobrás/Rondônia que esteve na escola para conversar, explicar através de filmes sobre economia de energia e água. “Ficamos muito felizes com esse apoio da Eletrobrás/Rondônia. Apesar de serem crianças em média de 7 a 8 anos, elas conseguiram compreender a importância da preservação do meio ambiente, valores como respeito, confiança, as diferenças entre pessoas quando trabalhamos a inclusão”, destaca professora Sidneia.
Noite de Autógrafos
Na segunda-feira, 14, a Escola Municipal Cristo Rei estava em festa. Era a consagração dos Autores Mirins que foram inseridos no fantástico mundo da leitura e escrita. Uma noite onde a família pode ir para a escola prestigiar os 57 alunos, das duas turmas, em suas apresentações.
Houve teatro falando da importância da água e energia através do consumo consciente.
Houve árvore falando sobre o quanto sofre por ser destruída. Houve ainda, crianças falando a biografia de autores consagrados como Monteiro Lobato. E houve música.
José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação, destacou a importância do trabalho realizado com parcerias. “Devemos ser todos parceiros: pais, escolas, governos, porque tudo só melhora com a educação”. O Secretário ainda agradeceu o trabalho das professoras e disse que é apenas o começo para aquelas crianças do mágico mundo da leitura e, agora, precisa do acompanhamento e incentivo dos pais para a continuação.
As músicas, bem executadas, revelaram o trabalho e dedicação das professoras. Com o auxílio da professora Cleunice Ripar e de dois alunos da escola com deficiência auditiva apresentaram a canção “Pai Nosso”,da cantora Mara Maravilha, em libras.
“Se hoje não tivesse tido nada, se não houvesse essa noite de autógrafos, ainda assim teria valido a pena todo o nosso esforço, porque conseguimos mostrar para eles a importância da leitura. Hoje, eu posso dizer que meus alunos gostam de ler”, enfatiza Eva Claci.
Como resultado do trabalho serão publicados 4 dos livros confeccionados, através Eletrobrás/Rondônia. E ainda, as professoras estão concorrendo ao V Prêmio Professores do Brasil, que objetiva reconhecer o mérito de professores, pela contribuição dada à melhoria da qualidade da Educação Básica, por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas.