Através de uma parceria entre Prefeitura de Vilhena e as Universidades Federal do Ceará (UFCE) e Estadual de Maringá (UEM), um grupo de 21 professoras da Rede Municipal de Educação, sendo 19 de Vilhena e 02 de Rolim de Moura, concluíram uma especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Com o intuito de promover o acesso, prosseguimento e participação dos alunos com deficiências, o curso visa à oferta de um aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar.
Durante a confraternização realizada pela Prefeitura de Vilhena, por meio da Semed, 07 professoras fizeram uma pequena explanação sobre os casos abordados para composição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Durante as apresentações, houve falta de energia elétrica, porém, as formandas continuaram as apresentações e puderam mostrar, na prática, como funciona uma das deficiências: a baixa visão. “Pudemos vivenciar o momento de verdadeira inclusão, pois alunos com baixa ou nenhuma visão, vive nesse mundo, escuro, mas os outros sentidos são mais aguçados”, declarou Iara Aparecida Verdi de Assis, formanda em AEE.
José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação de Vilhena, disse que era um momento para comemorar, pois o maior beneficiado com a dedicação e a especialização dos professores são os alunos, sejam eles com deficiência ou não. “Todos os alunos ganham com a inclusão, afinal devemos incluir todos, não somente alunos com deficiências, todos devem estar na escola e estudando”, declarou.
Fabrício Moreira Fagundes, representando a Secretária Municipal de Educação de Rolim de Moura, Maria Aparecida Pinheiro, falou da felicidade em ter duas especialistas em AEE naquele município. “Hoje é um dia para comemorarmos e parabenizarmos as professoras por mais esta formação que será, com certeza, em benefício dos alunos, tanto de Vilhena, quanto de Rolim de Moura”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário