Próximo do término do ano letivo 2011, as Escolas Municipais de Vilhena realizam o encerramento dos projetos desenvolvidos nas escolas visando à melhoria da qualidade da educação.
Segundo a Gerente Pedagógica de 6º ao 9ª ano, Margarete Arruda, esse projeto teve a colaboração das Secretarias de Esporte e Cultura, Assistência Social, Planejamento e Terras. Os alunos realizaram passeios turísticos pela cidade, aonde observaram e analisaram, por meio de orientação de um profissional especializado por cada setor ou instituição visitada, as transformações ocorridas no município no decorrer do tempo.
“Após essas visitas, espera-se que os alunos possam acompanhar e entender melhor o processo de aplicação de recursos oriundos de impostos e tributos pagos pela população”, disse Margarete.
Após os passeios, os professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Arte, Língua Inglesa e Filosofia puderam trabalhar de forma interdisciplinar e focar as visitas para sua área específica.
A maioria das escolas organizou exposição de fotografias e poesias. Na escola Municipal Cristo Rei, os alunos de 8º e 9º ano, sob a orientação do professor de geografia, Marcos Barbosa, prepararam apresentações que envolveram produção de vídeos, de paródias e até explicações usando o slides para as outras turmas de alunos da escola.
“O nosso objetivo é fazer uma aula diferente e produtiva. O aprendizado precisa sair da rotina da sala de aula e fazer o estudante se interessar e perceber que Geografia ou História é tão importante para o aprendizado dele quanto Língua Portuguesa, por exemplo”, enfatizou Marcos.
“Nelson Mandela já dizia que a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Assim, de posse dessas informações, os estudantes poderão, e com certeza terão, um novo olhar a respeito da cidade onde moram e dos investimentos feitos pela administração municipal”, ressaltou Edmar dos Santos Pereira, Secretário Adjunto de Educação Municipal, durante o evento realizado na Escola Cristo Rei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário