Em comemoração ao dia do livro, a Escola Municipal Cristo Rei, realizou nesta quarta-feira, 18, a abertura do projeto “A poesia no cotidiano escolar”, com a participação de membros da Academia Vilhenense de Letras (AVL) que cantaram e encantaram alunos e professores.
Segundo a diretora Rosivane Buchelt, este é um projeto interdisciplinar que teve seu pontapé inicial através do projeto “Autores Mirins” desenvolvido no ano de 2011 com as turmas de 2º ano das professoras Eva Claci e Sidnéia Ferreira e será finalizado em novembro. “A professora Marinalva Cardozo apresentou o projeto e todos os professores e equipe gestora abraçaram por entender que desenvolve a leitura e escrita dos nossos estudantes”, frisa a diretora.
O projeto tem como objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade de participar da produção e ilustração livre de poesias incluindo a Literatura Regional, estimular o gosto pela leitura e escrita de poemas, incentivar a criação artística da ilustração, proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos além de analisar poesias, como a do Hino de Vilhena.
José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação, destacou a importância e melhoria que a qualidade da educação tem quando há a união da educação formal com projetos inovadores como este. Arrigo ainda destacou a participação de todos os professores e alunos no projeto.
Carinhoso, Aquarela do Brasil, Tocando em Frente foram algumas das músicas que José Closs, José Augusto Closs e Mário Miléo apresentaram aos alunos. “A arte vem complementar e preencher a nossa vida”, enfatizou o imortal José Closs que ainda falou aos alunos sobre os instrumentos clarinete e saxofone, ambos tocados por ele durante a apresentação.
“Não há outra forma de sensibilizar que não seja através da arte”, declamou Miléo que ainda acentuou que a arte é o veículo que pode humanizar o homem. Após apresentou o violão de 12 cordas que estava tocando e convidou a todos os alunos e professores “a não ter vergonha de fazer arte”, pois a arte, seja ela música, poesia, é a expressão da alma e fica para gerações futuras.
“Quando se fala em poesia se fala em arte, quando se fala em arte se fala em educação e se educa através da arte”, finalizou Irondina.
Aproveitando a presença dos imortais da AVL Átila Ibañez, Irondina Zoche, José Closs e Mário Miléo, a diretora da Escola Cristo Rei convidou a todos para participarem do desfile cívico de 7 de setembro quando a instituição de ensino retratará a Academia Vilhenense de Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário