quarta-feira, 25 de abril de 2012

EJA oferece oportunidades de mudanças

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem surpreendido com a determinação e motivação dos alunos que decidiram retornar à sala de aula para dar continuidade aos estudos interrompidos.

Durante o primeiro bimestre deste ano, os alunos das turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal Angelo Mariano Donadon desenvolveram um trabalho sobre a história de Vilhena, coordenado pela professora Maria Aparecida Cardozo do Vale com a supervisão de Vivian Repessold. “O objetivo deste trabalho foi envolver os alunos na busca e na construção do conhecimento em que foi enfatizada a história de Vilhena através da linha do tempo, evidenciando o antes e o agora”, explica Vivian. Ainda segundo a Supervisora, os alunos pesquisaram os dados do município na Prefeitura, em jornais, revistas, internet, além de entrevistarem algumas das pessoas mais antigas na cidade.
A Educação de Jovens e Adultos foi implantada em 2009 e desde então vem se expandindo a fim de oportunizar o privilégio do aprendizado educacional formal às pessoas que, seja qual motivo, não tenham estudado na idade regular. “A implantação da EJA foi uma determinação do prefeito Rover e onde tenha aluno querendo estudar a Semed faz parcerias para oferecer a Educação”, ressalta Izabel Cristina Ripke, Coordenadora da EJA / Semed.
Recentemente a Semed iniciou uma turma de EJA na Associação Agrovila. Segundo o Secretário José Carlos Arrigo a Associação oferece o espaço para que a Secretaria Municipal de Educação possa ministrar as aulas. “Fazemos assim. Quem tiver interesse em montar uma turma, pode nos procurar, porque a Educação não tem fronteiras”, afirma.
“Com a EJA os alunos provocam mudanças em suas vidas. Durante a realização deste trabalho na Escola Angelo Mariano, muitos alunos tiveram a oportunidade de usar pela primeira vez um computador. Ficaram maravilhados em poder navegar pela internet. Isso é gratificante”, finalizou Vivian Repessold.

Nenhum comentário:

Postar um comentário