Em 22 de julho de 2009, a Semed implantou a EJA com o objetivo de atender toda população vilhenense que não teve a oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade recomendada. Hoje, a Rede Municipal de Ensino conta com dois níveis e duas modalidades de ensino que são: EJA Seriado Semestral, de 1ª a 8ª séries, e EJA Telensino, de 5ª a 8ª séries. Segundo a Coordenadora da EJA, Izabel Ripke, foi realizado um levantamento, a pedido do prefeito José Luiz Rover, para atender todas as comunidades. “Dar oportunidade a quem nunca estudou, ou que por um motivo ou outro, saiu da escola, é o nosso objetivo. Este Workshop é mais uma troca de experiências e servirá para dar base a vocês, educadores, que realizam um trabalho maravilhoso”, declarou Rover.
Segundo a palestrante Josiane Tomaz da Silva, para um melhor aproveitamento e para que haja menos evasão, deve ser implantada uma perspectiva de mudança nos alunos, deve-se valorizar o conhecimento de vida deles para que eles valorizem o conhecimento científico do professor.
Vilhena é hoje o município-polo da agenda territorial de desenvolvimento integrado de alfabetização e educação de jovens e adultos na região do Cone Sul de Rondônia, ou seja, Vilhena coordena um levantamento da demanda de jovens e adultos que precisam ingressar ou retornar à escola.
José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação, afirmou que graças aos professores que fazem a diferença, Vilhena se destaca no âmbito estadual pelo ensino ofertado. "Precisamos alfabetizar todas as crianças, mas precisamos também levar os pais dessas crianças para sala de aula, para que eles possam, inclusive, ajudar os filhos nos tarefas de casa. Assim, a educação só tende a ser melhor”, declarou Arrigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário