quinta-feira, 19 de maio de 2011

Combatendo a Indisciplina Escolar


A indisciplina escolar foi assunto de discussões entre professores, orientadores e todos os alunos das escolas municipais durante a semana de 09 a 13 de maio. Oriundo de um projeto do Ministério Público, através da Dra. Iara Travalon, os orientadores escolares organizaram junto com a direção e o corpo docente a melhor forma de trabalhar e demonstrar aos alunos que a indisciplina traz malefícios tanto para quem faz quanto para quem está por perto.
A Escola Angelo Mariano trabalhou a semana inteira e na sexta-feira, 13, fez o encerramento com os alunos de 5º ao 9º ano. Trabalhou a coletividade e o respeito aos colegas. Momentos de silêncio, de atenção e euforia foram vistos. A primeira apresentação foi com a professora Jocinai que executou lindamente o Hino Nacional num teclado enquanto seus alunos do 5º ano A entoaram o hino. Logo em seguida, o professor Wilfrido pediu silêncio e atenção para meditar o Pai Nosso que fora declamado por duas alunas do 6º ano C. Após a meditação e oração do Pai Nosso, a turma do 5º ano A, da professora Jocinai, apresentou o primeiro teatro do dia: Folha em Branco. Houve envolvimento de todos quando alunas do 7º ano E, coordenados pela professora Janice, apresentaram uma coreografia com a música "we are the world".

O momento em que mais chamou a atenção de todos foi o teatro organizado pelo professor Juan e seus alunos do 6º ano A, onde demonstrava que a indisciplina parte dos pequenos atos, de escolhas que são feitas pela euforia e pelo influência de outros. Indisciplina não é somente desrespeitar o colega, o professor, é acima de tudo desrespeitar a si mesmo. Por que seguir num caminho que levará a ruína se podes trilhar o caminho do bem, do amor, da fraterniadade? A interpretação dos alunos emocionou a muitos que estavam presentes e por um instante conseguiu total atenção da platéia, que assistiu silenciosamente eufórica. A peça teatral mostrou como uma criança é influenciada pelas coisas que a rodeiam, mas que sempre há tempo para retornar ao caminho do bem.

Os alunos da professora Mônica, 8º ano A, montaram uma peça de teatro retratando a indisciplina, a indiferença e a falta de respeito dentro da sala de aula. Ouvia-se comentários na platéia do tipo: "cara, eu faço isso!", ou "na minha sala acontece desse mesmo jeito".
Os alunos do professor Uziel, turma do 6º ano B, mostraram através do teatro Romeu e Julieta de Ruth Rocha, as diferenças que existem pela falta de conhecimento e de envolvimento com as causas boas. E ainda os alunos da professora Eleuza, 7º ano C, fizeram pequenas poesias e apresentaram-nas. Terminou com a turma do 9º ano A, da professora Cidinha, que solicitou novamente o envolvimento de todos. Primeiro fazendo silêncio para ouvir as mensagens e depois o Rap da Paz. Ao final alunos, professores e todos ali presentes se uniram em coro para cantar a Oração pela Família do Padre Zezinho.
Depois de todas essas apresentações a escola Angelo Mariano continuará com o trabalho de combate a indisciplina escolar contando com o apoio de todos os alunos, pais e comunidade em geral, para que possamos ter uma escola livre de violência, com muito respeito e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário