terça-feira, 1 de maio de 2012

Professores da Rede Municipal aprendem história regional na prática


Cachoeira dos Namorados, Dona Argemira, Museu Histórico e Arqueológico são alguns dos personagens que tornaram a viagem a Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) ainda mais cheia de conteúdo da história do nascimento de Vilhena.

No último final de semana, cerca de 44 servidores da Rede Municipal de Educação tiveram o privilégio de estudar, in loco, as riquezas presentes naquela cidade eu foi a primeira capital mato-grossense e ainda o centro político e administrativo do Vale do Guaporé. Segundo o professor e historiador Emmanoel Gomes para os professores da Rede Municipal de Ensino de Vilhena conhecer a realidade, os monumentos históricos, as pessoas que conviveram naquele determinado período facilita o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula.
A viagem iniciou na sexta-feira, 27, a partir das 22h quando os servidores encontraram-se em frente ao paço municipal e foram a cidade histórica. “Chegamos cedo, colocamos as malas no hotel e já partimos para conhecer os locais históricos, fomos ao museu e em vários locais imensamente ricos de história”, lembra Iara Verdi de Assis, Gerente Pedagógica Semed. A mesma ainda lembrou que conheceram a casa de dona Argemira, uma senhora de mais de 80 anos que mora numa das casas históricas.

Cada etapa do estudo iniciou com a leitura de uma poesia, houve palestras do professor Emmanoel, entrevistas com as pessoas mais antigas na cidade e ainda um sarau cultural com a presença do Secretário de Cultura e mais alguns moradores da cidade de Vila Bela. No domingo, os pesquisadores fizeram uma caminhada de cerca de 5 km até a cachoeira dos namorados, além de ser uma caminhada ecológica, foi de intenso aprendizado e companheirismo.
A pesquisa em Vila Bela aconteceu porque o município de Vilhena inseriu na grade curricular 2012, a disciplina de Conhecimentos Regionais para os alunos de 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. No entanto, a Região Norte é carente de bibliografias que retratem a realidade. Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferece aos profissionais educadores uma formação balizadora na nova disciplina. “Esse programa de formação continuada iniciou em meados de 2011. Para que pudéssemos oferecer aos nossos alunos Conhecimentos Regionais foi preciso que nós montássemos todo o conteúdo programático para cada série”, explica Margarete Arruda, Gerente Pedagógica de 6º ao 9º Ano. Ela ainda ressalta que os encontros para formação acontecem visando a unicidade de conteúdos em todas as escolas da Rede Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário