terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeitura de Vilhena ajuda a Ecology Brasil a desenvolver Programa de Educação Ambiental



Na última semana, a Prefeitura de Vilhena recebeu a visita de duas técnicas, Marta Moniz Freire Vargens e Marina Barbosa Zborowski, da empresa Ecology Brasil, que foi contratada pela Jauru Transmissora de Energia que trabalha da construção do linhão de energia de Vilhena até a usina de Samuel.

Durante a reunião que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram representantes de vários setores que trabalham pela preservação do meio ambiente, dentre eles, Luciane Oliveira Regert e Orides Baldo (ambos da Semagri), Arlindo de Souza Filho (Nenzão da SEMMA), Adalberto Batista de Paula (Emater), Ana Nere Paula Assis e Maria Ruth Campos (Seduc), Amanda Martins de Espíndula e José Carlos Arrigo (ambos da Semed). Para estes, as representantes da Ecology Brasil apresentaram o Programa de Educação Ambiental (PEA) que visa promover ações de educativas às comunidades afetadas pela passagem da linha de transmissão de energia até a usina de Samuel.

Em Vilhena, a principal comunidade por onde o linhão passará será o Distrito de São Lourenço. De comum acordo, a equipe da Semed e os demais participantes comprometeram-se a realizar encontros com os moradores daquela localidade para conhecer ainda mais a comunidade local, tendo em vista que a empresa poderá oferecer oficinas que visem melhorar as condições de vida e trabalho e ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

Na manhã desta terça-feira, 15, servidores da Semed, Semagri e Semma estiveram no Distrito de São Lourenço para uma visita, levantamento de necessidades e ainda conversar com moradores sobre os impactos ambientais causados pela instalação do linhão. “Agora faremos um relatório que será enviado para as representantes da empresa. E com base nele, elas retornam no segundo semestre para oferecer as oficinas às comunidades atingidas”, lembra Amanda Espíndula, Gerente de Educação Ambiental – Semed.

A Semed já desenvolve atividades nas escolas municipais. Para este formação aos moradores, a Ecology Brasil terá como ponto de apoio a Escola Municipal Rural Tenente Melo. “É com enorme satisfação que nós, educadores, recebemos um programa de Educação Ambiental que visa mudar hábitos antigos e prejudiciais à preservação do meio ambiente. A educação é o caminho para conscientizar”, finaliza Arrigo, Secretário da Semed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário