Paródia é um gênero textual onde a pessoa usa um texto pré-existente para transmitir a sua ideia. Utiliza do original a rima, a métrica e melodia. A maioria das paródias é construída tendo como base músicas.
Trabalhado em sala de aula, os professores auxiliaram aos alunos, deixando os mesmos desenvolverem os textos com criatividade e perspicácia, mas mostrando pequenas melhorias que poderiam ser feitas em relação à linguagem.
A diretora da Escola, Rosivane Buchelt, disse aos alunos e aos jurados que a intenção não era escolher a melhor voz, mas sim a melhor letra. Pontos como a familiaridade com a letra, melodia e rima original foram importantes para a escolha dos campeões. Logo, todos apresentaram as suas composições. Nervosos, ansiosos, alguns finalizaram em explosões de risos, choros, alegrias.
A professora Marinalva compôs uma paródia sobre Inclusão que foi apresentada pela aluna Jenifer do 6º ano B, de forma emotiva, vivendo os sentimentos ali expressos. “Este é mais um projeto desenvolvido pela escola aonde visamos à interdisciplinaridade, socialização, melhoria de leitura e escrita crítica”, afirmou Marinalva.
Os primeiros lugares por série são:
6º ano B – Dayene da Silva - Paródia “Cuidando sempre” música original “Tocando em frente” de Almir Sater.
7º ano D – Wesley Gean e Rodrigo – Paródia “ Da dengue fuja” música original “Anna Julia” de Los Hermanos.
8º ano C – Márcia e Sabrina – Paródia “Mosquito da dengue” música original “Tropa de Elite” de Tihuana.
9º ano A – Wander e Fabiane – Paródia “Aedes Aegypti” música original “Pássaro de fogo” de Paula Fernandes.
Gostaria muito se vocês postassem a letra da paródia “Cuidando sempre” música original “Tocando em frente” de Almir Sater.
ResponderExcluir