![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGTGQfRoAwY33eILjdl6KAbe5NoNf2-DfFdaTlBdBkq8IeS9eBGdfmAb-jH8uVBbPqiNmFLiuqMlg7kkL0WD3ObB4ab9esECf_ge00wNLeZFtMalHUqQtfyouuYFNjV_fJ2OHucOfpj4xX/s200/791+%2528320x240%2529.jpg)
A Escola Municipal Castelo Branco vem dando exemplo de como força de vontade, motivação e união são fortes aliados para que a escola desempenhe atividades que envolvam todos os alunos e ainda a comunidade interessada e comprometida com a educação.
Aproveitando os espaços vazios, pneus entulhados na escola, professores tiveram a ideia de fazer uma horta que ajuda, inclusive, a melhorar a qualidade da merenda escolar. “Ao mesmo tempo em que nós ensinamos aos nossos alunos uma melhor alimentação, ensinamos também a terem responsabilidade”, afirmou Ana Lúcia, responsável pela horta no período matutino.
Os professores sentem-se orgulhosos do envolvimento dos alunos e, inclusive, da comunidade, que por vezes visita a escola e são ensinados pela equipe da escola a manter uma horta em casa. “O rendimento, a atenção dos alunos melhorou, percebemos isso na sala de aula”, destacou Adejane, diretor da Escola Castelo Branco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4mmPokIFkSNmccrDSnAJ_LLpiTW9J62MFnIH2Svoh68FVqAHOzMUli-d5RP04-dpFO8aDR9Fx54OaDe3Wui3IwXdasu1-ceA-yZ6SbXvdkfXwwN4BX3WMsIKgFky3jzbuBfBFYq6NlmjI/s200/luciane+escola+059.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZpVbROJJZIjY_No7YE1FtE9H07-y1Y2hMVX_su5OJfF9nDEU1KgiFU-cY4tyRBQNUvA-8MJCMC2fQoXQxhaG7Oz-9ouEvt8rJX_jrRxfBKZVKhX14adypHSrpyoYQuJEp3un9QpuoxRlQ/s200/P3040106.JPG)
No início era quase impossível pensar que poderia-se ficar assim. Mas, com a dedicação dos professores, ensinando os alunos a conhecer o solo, as sementes e ensinando-os a plantar, começou a dar resultado. E segundo Ana Lucia, os alunos surpreenderam a todos, pois todos da escola esperavam dedicação por parte dos alunos, mas houve muito mais que isso. Os próprios alunos fizeram multirão e ajudaram os professores, no contraturno das aulas, a preparar o solo, a fazer o plantio, enfim, ajudaram o sonho da horta da escola se tornar realidade.
Assim, a merenda escolar, agora é mais rica e tem o envolvimento, não só da nutricionista que prepara o cardápio com os itens adquiridos pela Secretaria, como também, pelo envolvimento dos alunos que cuidam da horta regando, colhendo o que vai ser usado naquele dia para o preparo da refeição. E a horta é variada, tem couve, alface, almeirão, rúcula, cebolinha, coentro, entre outros.
A escola está aproveitando o espaço para fazer também um pomar. Ainda está em processo de crescimento e requer dedicação, atenção e cuidados. É uma ideia simples e que vale a pena ser cultivada e seguida. Só trará benefícios para quem faz e para quem usufrui.
Não há como não se emocionar em ver o resultado de um trabalho que começou apenas como um sonho "quase impossível" e que hoje se mostra real e fantástico.
ResponderExcluirNão há como não lembrar dos velhos tempos da E.M.E.F. Castelo Branco, aida de madeira, pequenina, muitas vezes "esquecidinha" pelo fato de ficar tão distante.
Como ex-professora daquela escola, o que tenho a dizer que me sinto muito orgulhosa em poder compartilhar de tantas conquistas obtidas por essa tão singela, mas grandiosa escola, através de seus alunos exemplares e de seus profissionais comprometidos por uma educação de qualidade que vai além da sala de aula, uma educação que transforma vidas.
Parabéns a todos !!! E que esse exemplo simples, mas que dá belíssimos frutos de cooperação, união, respeito ao meio ambiente, dedicação e amor possam realmente arrastar muitos e muitos seguidores.
Um grande abraço a equipe da escola Castelo Branco e mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Professora Iara Verdi.
...ontem professora dessa escola, hoje trabalhando na Direção do Depto. Pedagógico da Semed, amanha.... Só Deus dirá, mas uma coisa é certa, sempre será com e pela EDUCAÇÃO.