quarta-feira, 6 de junho de 2012

Prefeitura leva professores ao Forte Príncipe da Beira


O ônibus com 45 educadores sai na noite desta quinta-feira, 07, e retorna no domingo, 09.

Inicia nesta quinta-feira, 07, a segunda fase do Projeto Revelando os Conhecimentos Regionais na viagem que leva cerca de 45 educadores para conhecer e estudar as riquezas e histórias do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques.

O projeto faz parte da Formação Continuada aos profissionais da Educação Municipal de Vilhena voltado, principalmente, para subsidiar a nova disciplina, Conhecimentos Regionais, implantada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) neste ano de 2012.

Com o objetivo de estudar, montar portfólios, entrevistar pessoas mais antigas na cidade visando oferecer ao aluno em sala de aula uma educação de qualidade, os professores iniciaram as atividades ainda em 2011 quando participaram de oficinas, formaram grupos de estudos. Já neste ano, o grupo deu início às atividades em campo, sendo o primeiro destino Vila Belo da Santíssima Trindade (MT), local onde, segundo o historiador Emmanoel Gomes, inicia a história da cidade de Vilhena.

De acordo com Margarete Arruda, Gerente Pedagógica de 6º ao 9º ano, o projeto constitui-se de pesquisa in loco, estudo em grupos, apresentações ao público e aplicação dos conhecimentos em sala de aula, porque o objetivo ao fazer este trabalho que atenda as necessidades de conhecimentos dos alunos da Rede Municipal.

Na noite desta quarta-feira, 06, os educadores foram agraciados com jantar recheado de cultura durante a apresentação os resultados das atividades desenvolvidas em Vila Bela. Para o prefeito José Rover, os educadores são pioneiros, pois estão ajudando a contar a história de Vilhena e região. A história de Rondônia, contada e pesquisada por esta geração de professores é uma prova do quão importante é investir em educação de qualidade.

Como resultado, foi apresentado um documentário contando um pouco da história do surgimento de Vilhena e a visita a Vila Bela. Margarete fez questão de lembrar que cada fase é importante para que os alunos conheçam a história regional.

O Secretário de Educação, José Arrigo, fez questão de parabenizar aos professores e ressaltar a importância dos estudos continuados. “Vocês estão de parabéns. Educação não se faz sozinho. É com dedicação, união que conseguimos atender aos nossos alunos com ensino de qualidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário